Você sabia que no Brasil 58,8% dos profissionais adotaram o home office nas suas rotinas? Grande parte desse percentual se deu com o crescimento da tecnologia que desenvolveu novos recursos, plataformas, meios, softwares e aplicativos.

Unindo setores com a ajuda da internet a tecnologia chegou até a casa de muitos colaboradores que passaram a fazer home office e, assim, estão desempenhando maior produtividade, melhorando processos, dando mobilidade aos gestores e suas equipes para o aprimoramento profissional.

Preparamos a seguir, algumas dicas de como sua empresa pode se apropriar de alguns recursos que a tecnologia propõe na rotina de quem trabalha em casa. Continue a leitura e confira cada uma delas!

Potencializando as videochamadas com a tecnologia

Se a tecnologia se destacou nos últimos tempos em algum recurso sem dúvidas foi o da transmissão de vídeos em tempo real. Provavelmente você já deve ter utilizado esse recurso, afinal, é um meio de comunicação que tem crescido dentro das empresas permitindo a realização de reuniões com clientes e equipes e possibilitando a interação por meio de videoconferência.

De forma ágil e muito interativa, as videoconferências podem ser realizadas por aplicativos e plataformas personalizadas pela sua empresa (o modo mais seguro e recomendável). E, além da interação por vídeo e áudio é possível enviar arquivos, informações e compartilhamento de tela, o que facilita as apresentações.

Tecnologia no planejamento e na organização

Manter-se organizado é um fator importante para produtividade em home office. O mais adequado é planejar-se, entender sua rotina, estabelecer as funções, detectar quais são as prioridades, reuniões e como está o andamento das tarefas.

Para que você possa se organizar consulte sua empresa sobre a disponibilidade de softwares ou aplicativos que auxiliem nessas funções. Isso o ajudará a planejar e compartilhar sua rotina com os gestores, além de anotações e tarefas que podem surgir ao decorrer do dia.

Armazenamento seguro com a tecnologia

Tão essencial quanto as outras ferramentas, não é de hoje que o armazenamento em nuvem está inserido na nossa rotina. Facilitando o acesso à aquele arquivo do computador pelo celular ou podendo consultando por tablets.

A mobilidade de acesso que ele nos proporciona é gigantesca, principalmente para as empresas que necessitam dessa disponibilidade de guardar e acessar seus arquivos a qualquer momento e em qualquer lugar. Um servidor online que é conectado a internet nos possibilita esse armazenamento seja em pequena ou grande quantidade.

Ramais por meio da tecnologia

Outro meio que empresas adotaram para muitos colabores trabalharem de casa foi a implantação de um PABX Virtual. Uma tecnologia que cuida de todas as ligações que são realizadas nessa telefonia digital. O software é responsável por efetuar uma comunicação interna e externa, entre a equipe, clientes e parceiros, por meio de ramais que executam essa transferência de chamadas pela internet.

Um gerenciamento de softwares tecnológicos

Como coordenar a distância? Bom, temos um conteúdo especialmente para os gestores que estão enfrentando esse desafio que é trabalhar de casa e conseguir manter sua gestão a distância.

Para entender um pouco mais sobre o assunto preparamos essa dica aos gestores: é importante mensurar que a tecnologia teve um grande papel no desenvolvimento de softwares, como ferramentas que auxiliam na gestão da sua equipe por um sistema que centraliza as principais informações e gera relatórios, sendo uma plataforma que todos os gestores podem ter acesso.

Treinamentos eficientes com a tecnologia

A tecnologia nos trouxe uma educação mais eficiente desenvolvendo os treinamentos corporativos, gerando ferramentas e softwares que são capazes de desempenhar funcionalidades no ensino a distância e, essa capacitação tem crescido no home office.

Por isso, é importante que gestores alinhem com sua equipe a capacitação de treinamentos online, incentivando a concluir aqueles conteúdos que ficaram pendentes. Pois, essa é uma forma de desempenhar o lado profissional dos colaboradores e ensinar recursos que vão aprimorar na adaptação desse trabalho remoto.

Outro papel que auxilia os gestores no desenvolvimento da sua equipe em home office é o ensino de novos recursos, ferramentas e produtos que podem ser executadas sem a instrução dos gestores, deixando esse papel para a tecnologia que vai preparar sua equipe a lidar com novos desafios.

Como sua empresa utiliza a tecnologia? Gostaria de realizar um projeto, mas não sabe como? Nós da Take 5 podemos te auxiliar, não fique com dúvida e fale conosco!