Os vídeos online vão dominar o mundo?

Os vídeos online vão dominar o mundo?

dezembro 7, 2016 in Vídeo

Já é mais do que notória a presença dos vídeos online de forma predominante em diversas mídias. Desde a democratização do acesso aos vídeos com a criação do YouTube em 2005, o crescimento desse formato tem atingindo a cada ano os mais altos níveis de visualização, busca e compartilhamento.

No último CES 2016 (Consumer Eletronics Show), Robert Kyncl, responsável pela área de negócios do Youtube, apresentou alguns dados sobre o consumo de vídeos online, além de levantar pontos importantes sobre a importância dos vídeos online e projeções para o futuro.

Segundo um estudo feito pela Cisco, estima-se que em 2018, o tráfego da internet será aproximadamente 69% gasto em vídeos. A forma como esses vídeos são consumidos também é um ponto crucial para o crescimento das plataformas e como o conteúdo será utilizado.

Robert Kyncl também afirma que os vídeos online serão a maioria esmagadora do consumo e tráfego da internet até 2020 e enumera 4 principais motivos:

Os vídeos online são móveis

a adaptação dos smartphones nos últimos anos, cada vez maiores e com funcionalidades que permitem a gravação e consumo de vídeos com melhor qualidade, é um fator que tem impulsionado o consumo de vídeos, além de promover a praticidade e disponibilidade destes. De 2012 a 2014 o consumo de vídeos via mobile aumentou 400% e a estimativa é que 50% das visualizações de vídeos tenham sido feitas via mobile em 2016;

Os vídeos online permitem uma experiência mais diversificada (vídeos on demand)

Com o aumento da disponibilidade de programação televisiva e de filmes por streaming, a experiência do consumo de vídeos se tornou mais adaptável ao dia-a-dia do consumidor e consequentemente o crescimento das plataformas e a produção de conteúdo via vídeo se tornou a prática mais consumida e rentável;


O vídeo é muito importante para a música

o consumo de música ocupa o segundo lugar de atividades diárias da população mundial, e em consequência, o vídeo é a melhor forma dos músicos, artistas e produtoras interagirem e promoverem o merchandising de seus produtos;

Os vídeos online podem promover uma experiência muito mais imersiva e interativa que a TV

Com o avanço das novas tecnologias audiovisuais, os vídeos em 360° e a realidade virtual em breve serão parte do cotidiano, podendo fornecer uma experiência muito mais interativa e imersiva, tornando o consumo e produção de vídeos um dos focos principais dos produtores de conteúdo.

Além disso, vale lembrar que o custo de produção de vídeos online se dilui com o tempo, levando-se em consideração a disponibilidade que o conteúdo terá dentro das plataformas digitais.

Tratando de mercados específicos, como o de educação corporativa e do ensino à distância (este que vem aumentado gradualmente – cerca de 31% em 2015 segundo dados do Censo do EAD 2015/2016), a utilização de plataformas que hospedam ou contém vídeos online tem sido um modelo amplamente adotado para aprendizagem nesses mercados.

Outras vantagens do vídeo online

A retenção de informação advinda de fontes audiovisuais exige menos esforço cognitivo e torna o processo de aprendizagem mais empático e imersivo do que a leitura de documentos ou manuais de treinamento, portanto o investimento em materiais nesse formato também é primordial para o treinamento de equipes ou para os cursos de ensino a distância, onde a interação presencial não ocorre.

Hoje, a grande disponibilidade de dispositivos que trazem uma ótima experiência no consumo de vídeos, as possibilidades criadas com o uso de aplicativos e a facilidade que o vídeo tem de interagir e transmitir uma ideia, são pontos que devem ser discutidos e que levam a crer que sua utilização não é apenas um gasto momentâneo, mas sim um investimento que pode trazer muitos benefícios para quem produz e também enriquecer muito a interação do consumidor com o conteúdo produzido.

Conheça o site da Take 5 e saiba mais sobre produção de vídeos.

  • About The Author: User

    More posts by