RH: Como desenvolver as melhores ações práticas na gestão de talentos?

RH: Como desenvolver as melhores ações práticas na gestão de talentos?
07/10/2021 Especialista Take 5
gestão de talentos

gestão de talentos

O ambiente corporativo traz consigo inúmeros desafios para o departamento de Recursos Humanos (RH). Recrutar, selecionar, engajar e organizar ações que promovam uma cultura saudável entre os funcionários é muito complexo. Todas as empresas possuem colaboradores talentosos, mas para mantê-los é preciso realizar ações de gestão de talentos.

Sabemos que os processos administrativos sempre têm urgência, demandam tempo e capital humano das empresas. Contudo, é essencial investir em práticas que contribuam para o crescimento profissional dos colaboradores e negócios, engajamento do pessoal e qualidade na entrega, conquistamos bons resultados a partir da gestão.O propósito deste artigo é ensinar como desenvolver as melhores práticas na gestão de talentos para otimizar as estratégias da sua empresa. Para aprender e em seguida colocar em prática, continue a leitura.

O que envolve a gestão de talentos?

Em síntese, a gestão de talentos é a união de ações dos colaboradores do setor de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal com objetivo de recrutar, treinar, desenvolver e reter profissionais talentosos para o time.

As pessoas tornaram-se o centro das estratégias do setor, os processos são cada vez mais humanizados. Por exemplo: a maior parte das empresas exerce a cultura do feedback após uma seletiva. Enviam para todas as pessoas que passaram pelo processo, um  retorno positivo ou negativo. Não é mais considerado normal não encaminhar uma resposta.

Já quando tratamos de gestão de talentos, entendemos que são pessoas que ocupam papel de destaque nas organizações, como cargos alinhados à gestão e liderança de pessoas. Em geral, são profissionais eficientes e que engajam aqueles que estão ao seu redor.

Descobrir e reter talentos têm relação com atingir as metas propostas pela empresa e quem entende essa necessidade e faz o controle do processo é o departamento de recursos humanos. Boas práticas auxiliam no engajamento, cumprimento de metas, retenção de funcionários e até mesmo na lucratividade da empresa.

Importância da gestão de talentos na organização

A gestão de talentos é um braço importante para a área de RH, a partir de seletivas eficientes, na qual são mensuradas habilidades, conhecimento e talento o setor consegue captar para a empresa os melhores profissionais. 

Porém, é no dia a dia do funcionário que os gestores do departamento conseguem identificar os erros e acertos da pessoa contratada para a função e é nesse momento que acontece a manutenção.

Continuidade no processo é imprescindível. A manutenção de talentos garante que as ações planejadas a pequeno, médio e longo prazo saiam de acordo com o cronograma. Em geral, elas estão voltadas para a alta performance e otimização da mão de obra.

A estratégia na gestão de talentos é separada em três etapas: captar, reter e desenvolver, ou seja, o desenvolvimento precisa ser constante ou a empresa perderá bons profissionais. Logo, percebemos que a importância em ter uma equipe capacitada para reconhecer esses colaboradores é crucial.

Agora que você compreendeu a importância da gestão de talentos, veja quais são as melhores práticas para implementar na sua empresa.

Treinamento - Veja como criar vídeos para agregar novas competências

Recursos Humanos: As melhores práticas para uma boa gestão de talentos

O planejamento é a alma do sucesso para as empresas.  As melhores práticas para uma boa gestão de pessoas começa com o planejamento de ações, ou seja, reconhecendo quais são os erros que sua organização está cometendo e com qual frequência.

Diagnosticar as falhas é o primeiro passo para melhorar o padrão oferecido pelos colaboradores. Desenvolver bons hábitos, conseguir resultados expressivos, ter colaboradores motivados fazem parte das atribuições do setor de RH, infelizmente, instaurou-se uma cultura de rivalidade entre os setores e precisamos por fim nelas agora mesmo.

Trata-se de uma necessidade das empresas otimizar o recrutamento e seleção, assim como a motivação a respeito do crescimento profissional da equipe, a partir de análises de desempenho. Para isso, precisamos contar com lideranças inspiradoras e capacitadas. Veja agora as melhores ações na gestão de talentos:

Otimizar o recrutamento

Acreditamos  que essa primeira prática na gestão de talentos seja a mais importante. Ela é capaz de nortear todos os processos que vêm a seguir, como: criar um sistema de seleção eficiente e tecnológico facilitará a análise do recrutador, algumas empresas analisam apenas os currículos dos interessados e não testam suas habilidades. É claro que existem vagas que as competências podem ser desenvolvidas ao longo do caminho, enquanto que cargos de liderança é necessário já ter experiência na função.

Motivar os colaboradores

A contratação é um momento de felicidade para a empresa e o contratado, porém, é preciso manter o colaborador motivado nos meses seguintes e até anos depois. Oferecer salários compatíveis com o mercado é um requisito básico, entretanto a motivação pessoal vai além da motivação financeira.

Os sistemas de bonificação tornam a experiência do funcionário pessoal e significativa. Entre os exemplos estão: melhorar as instalações, oferecer tecnologia, investir na acessibilidade e diversidade, oferecer bons benefícios, mas esse tópico conversaremos mais a frente.

Investir em Onboarding

O processo de socialização, também conhecido como Onboarding, melhora em 66% a compreensão de informações, outro ponto interessante é que 54% dos colaboradores mostraram-se mais engajados, de acordo com pesquisa da Aberdeen Group.

É muito importante apresentar a organização ao colaborador  que está chegando. É o momento de alinhar expectativa e realidade, assim ambos saberão o que é esperado de cada parte.

Capacitar os líderes

A maior parte dos funcionários não se sentem motivados por seus líderes, ou ainda, almejam um cargo de chefia. Investir no desenvolvimento profissional cria líderes maduros, apaixonados pelo que fazem e aptos para exercerem a função. Realizar o treinamento semanal, mensal ou trimestral com a equipe mostrará resultados no faturamento, além da empresa contar com mão de obra qualificada.

Oferecer bons benefícios

É cada vez mais frequente os funcionários trocarem de emprego em busca de qualidade de vida. Nada mais é do que equilibrar a vida pessoal com a profissional. Por isso, é interessante oferecer bons benefícios e flexibilidade, dentro da realidade da empresa, para reter colaboradores talentosos.

Entre os itens de interesse dos colaboradores estão: incentivo de desenvolvimento profissional, ou seja, capacitação, planos de saúde, day off no aniversário, premiações, entre outros. Para que você entenda a demanda da sua equipe, realize uma pesquisa com todos os funcionários, de preferência, anônima. Deste modo, eles vão se sentir mais à vontade para expressar suas necessidades.

As ações práticas na gestão de talentos nunca param. É importante conhecer os funcionários, estar atento às necessidades deles e também do mercado, 8 em 10 funcionários pedem demissão por causa dos chefes, algo preocupante, enquanto outra parte pede demissão pela falta de planejamento de carreira. Pontos que podem ser resolvidos com treinamento e gestão de talentos.

Por fim, que tal desenvolver ações práticas na sua empresa? A plataforma LMS viabiliza o treinamento e ensino dos colaboradores, através de um sistema de ponta e softwares de gestão que otimiza os processos de recrutamento, desenvolve habilidades, realiza treinamentos de acordo com as necessidades da empresa e muito mais.

Ficou curioso? 

Converse com a nossa equipe e veja como o sistema pode atender sua demanda.

 

A Take 5 é uma equipe de profissionais qualificados e dos melhores recursos técnicos, o que confere aos nossos serviços um apuro técnico esmerado, à altura de nossos clientes. Aprimoramos nosso conhecimento sobre o universo empresarial e inovamos a Take 5 com o intuito de acompanhar as tendências e atender às necessidades do mercado. Acompanhe nossos conteúdos pois sempre estamos aqui compartilhando nossas descobertas.