A importância de uma liderança inspiradora para uma performance de sucesso!

A importância de uma liderança inspiradora para uma performance de sucesso!
07/10/2021 Especialista Take 5
liderança inspiradora

 liderança inspiradora

Há quem acredite que liderar um grupo de pessoas é uma tarefa corriqueira e muitas vezes fácil, mas trata-se de um engano clássico. 

Imagine conviver com pensamentos diferentes, ideologias, idades, religiões, raças, preferências, culturas e até mesmo idiomas, parece uma tarefa tranquila? Acredito que não.

Segundo George E. M. Kelly,a diferença entre um chefe e um líder: um chefe diz, Vá!. Um líder diz: Vamos!”. Exercer a liderança sobre uma função ou diante de muitas pessoas envolve comprometimento, empatia, responsabilidade, confiança, saber ouvir e solucionar os problemas mais adversos. O líder é o capitão da embarcação, responsável pelo êxito ou naufrágio da tripulação, é por isso que precisamos de pessoas capacitadas para o cargo.

Uma das principais causas no número de pedidos de demissão em uma empresa é a falta de uma boa liderança. Grande parte dos colaboradores não se sente inspirado por seus líderes, isso resulta em gastos, rotatividade de colaboradores, baixa produtividade e mais. 

Como já sabemos, salários altos não são mais suficientes para manter um funcionário motivado e precisamos nos adaptar à nova realidade.

Você tem as características para ser um líder inspirador? Hoje vamos conversar sobre a importância de uma liderança inspiradora para a equipe e os negócios. Continue a leitura para saber se está no caminho certo!

O que são ações inspiradoras?

Algumas vezes, um cargo não faz com que um colaborador seja um líder, pois existem características que são intrínsecas à personalidade que fazem com que sejamos ou não motivadores para as pessoas que estão ao nosso redor. Algumas pessoas acreditam que seja um dom, mas também não é.

O conjunto de personalidade + trabalho duro + habilidades que torna um indivíduo alguém a ser seguido e admirado. Quando os funcionários seguem alguém devido ao cargo os resultados são alcançados a força, porém, quando eles compram o discurso e as ações do mesmo, o negócio tende a caminhar em direção ao sucesso. 

Trabalhamos mais motivados quando temos alguém em quem nos espelhar. É por esse motivo que a liderança é algo tão importante no ambiente corporativo, pessoas apaixonadas pelo que fazem inspiram outras, desenvolvem novos líderes, ajudam, enfrentam as dificuldades e são bons em resolver problemas e contornar situações embaraçosas.

Encontramos lideranças inspiradoras em todos os segmentos, ao longo da história nos sentimos aconselhados por grandes mestres, como Nelson Mandela, Malala, Martin Luther King, Oprah Winfrey e muitos outros. Todos eles tinham características em comum ao exercerem seu chamado, entretanto, a personalidade estava ligada a ações práticas.

Nelson Mandela (Madiba): Lutou contra as forças do regime apartheid, segregação racial entre pretos e brancos presente na África do Sul, em meados de 1948 até 1994. Ficou 27 anos preso, sendo eleito Presidente do país após a queda do regime.

Mandela defendia a ideia de uma sociedade justa e igualitária, atributos de uma liderança inspiradora.

Malala Yousafzai (ganhadora do prêmio Nobel): Aos 15 anos, a jovem desafiou o governo Talibã ao continuar indo à escola e lutando para que as meninas tivessem acesso à educação. Hoje é uma ativista reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo direito das mulheres e líderes que lutam pela inclusão das minorias.

Martin Luther King Jr: O reverendo batista foi um importante ativista político, destacou-se pela pacificidade ao liderar movimentos contra a segregação racial e em prol da igualdade nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960.

Você deve conhecer uma parte de seu discurso I have a dream (eu tenho um sonho) “Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter”. Líderes são pacíficos e sempre que podem usam de sua oratória para dialogar e ensinar.

Todos eles tinham um ideal para melhorar o que estava à sua volta, um ponto importante sobre a ação de uma liderança inspiradora é que ela nunca é egoísta. Mas é:

  •   Confiável;
  •   Responsável;
  •   Empática;
  •   Inclusiva com as minorias;
  •   Escuta os liderados;
  •   Proativa;

Sem dúvidas o ponto inicial para desenvolver sua liderança pessoal é: conhecer seus pontos fortes e fracos.

Qual a importância de uma liderança inspiradora para a equipe?

Uma boa liderança é importante para a condução dos processos, sejam eles burocráticos ou não. No começo falamos sobre os líderes serem os capitães da embarcação, ou seja, eles são responsáveis pela manutenção de todos os departamentos, necessidades, gerenciamento de recursos, pessoal e mais. Mas, eles também são responsáveis pela produtividade, cumprimento de prazos e metas, eficiência na entrega, otimização dos processos e gestão de equipe.

Ter uma equipe inspiradora é importante para o clima organizacional da empresa e isso reflete em todos os setores.

LMS - 5 dicas valiosas para implementar com sucesso

Liderança Positiva: 7 ações para se tornar um líder inspirador

Ao longo do artigo conversamos sobre figuras importantes da história, pessoas que mudaram a realidade de milhares de pessoas a partir de suas ações positivas e inspiradoras. Agora aprenda quais são as 7 ações para se tornar um líder inspirador para sua equipe! 

  1. Seja Autoconfiante

A confiança é a base central. Você já teve a oportunidade de ouvir alguém que não acredita no que está vendendo? Então, um líder precisa acreditar em si, tanto em seu intelecto e habilidades, quanto na capacidade de guiar os colaboradores.

2. Procure ser proativo

Ser um líder exige que você participe ativamente das ações da empresa, ou seja, precisa ser o primeiro a “vestir a camisa” e engajar os colegas de trabalho para fazerem o mesmo. Literalmente, ele tem que ser o primeiro a tomar a iniciativa para, por exemplo, bater a meta, aumentar a produtividade, crescer no número de vendas. 

3. Delegue

Liderança requer delegação. Saber delegar é um traço importante, ninguém faz absolutamente nada sozinho. Os melhores líderes sempre têm apoiadores que compartilham do mesmo propósito, por isso, tenha pessoas confiáveis e que dividam as tarefas com você. 

4. Aja com integridade, empatia e verdade

Outro atributo que é imprescindível é a integridade. Bons comandantes são íntegros, agem com honestidade diante dos colaboradores, cultivam a cultura da empatia e da verdade. Procuram mostrar suas falhas – na medida certa – e são verdadeiros sobre o desempenho de cada membro da equipe. 

5. Ouça a equipe

Acredite, ouvir não é o mesmo que escutar. Existe o processo natural que o nosso corpo faz e existe o processo cognitivo de ouvir com atenção o que o outro está falando. Preste atenção na opinião, feedback, reclamações e desabafos dos liderados, stakeholders, parceiros. Quanto mais você ouvir, mais atento estará às necessidades. 

6. Compartilhe sua paixão com as pessoas

Pessoas apaixonadas pelo que fazem motivam outras, simples assim. Compartilhar  seus interesses, conhecimentos e vivências podem ser tão importantes quanto suas habilidades. Se você não é apaixonado pelo que faz, não pode esperar que seus companheiros de trabalho sejam.

7. Invista em seus relacionamentos interpessoais

Apesar de ser uma posição de destaque, é importante manter um bom relacionamento interpessoal com os colaboradores. Temos a capacidade de articular nossas ideias e vender aquilo que acreditamos para pessoas que estão próximas de nós. Um relacionamento frio com os colaboradores, algumas vezes, pode passar impessoalidade além do necessário.

Separe um tempo para confraternizar, dar feedbacks positivos, elogios e participar dos processos de aprendizado dos colaboradores.

Como aprendemos ao longo do artigo, ter uma liderança inspiradora é crucial para o desenvolvimento do negócio e até mesmo tem impacto na performance dos colaboradores. 

A plataforma LMS da Take 5 é ideal para desenvolver o líder que tem dentro de cada um de nós, a partir da liberdade criativa, treinamentos para o desenvolvimento de competências e análise de dados para garantir o melhor resultado.

Dê agora mesmo o próximo passo para ter uma liderança diferente. Converse com um dos nossos gerentes comerciais!

A Take 5 é uma equipe de profissionais qualificados e dos melhores recursos técnicos, o que confere aos nossos serviços um apuro técnico esmerado, à altura de nossos clientes. Aprimoramos nosso conhecimento sobre o universo empresarial e inovamos a Take 5 com o intuito de acompanhar as tendências e atender às necessidades do mercado. Acompanhe nossos conteúdos pois sempre estamos aqui compartilhando nossas descobertas.