5 Razões para a sua empresa começar a investir em comunicação visual

5 Razões para a sua empresa começar a investir em comunicação visual

junho 5, 2020 in Treinamento, Vídeo

Já imaginou uma empresa sem comunicação visual? Sem ter como se destacar entre seus concorrentes? E muito menos poder comunicar-se visualmente com seu público?

Impossível, né? Certamente, seria uma marca vazia e sem valor para a empresa e consumidores. A comunicação visual começa na marca, caracterizada pelo logotipo, na corporação e no ponto de venda (PDV).

Um estudo do SEBRAE-SP comprova que investir em comunicação visual, modernizando e melhorando a identidade da marca, faz com que as empresas alcancem um aumento de 12% a 40% nas vendas e no faturamento, variando conforme o segmento da empresa.

Os pontos de vendas entram nessa porcentagem com o poder de estimular seus consumidores para que se interessarem pelo seu produto. Os PDV’s têm grande importância na decisão de compra, determinando a impressão que o público terá sobre a sua marca.

Mas, e os concorrentes? É o que mais temos nos pontos de vendas! Seu público tem uma variedade de opções, sendo um ambiente bastante competitivo e, é por meio da comunicação visual que sua empresa deve se destacar entre seus concorrentes.

Para promover sua imagem no mercado, é essencial que sua marca esteja presente e visível aos olhos do seu público, criando um relacionamento com seu consumidor – e é a comunicação visual que será capaz de te auxiliar nessa etapa.

Não para por aqui! Continue a leitura, pois vamos mostrar quais motivos sua empresa deve considerar para investir na comunicação visual do PDV. Confira!

Comunicação visual VS ponto de venda

Relacionado com o marketing da empresa, o PDV não tem apenas o compromisso de expor seus produtos, tem tambéma responsabilidade de passar a primeira impressão da marca e transmitir segurança para seu cliente.

Atraindo seu público por meio da comunicação visual que o ponto de venda apresenta é a forma mais direta que sua empresa tem para proporcionar uma experiência, cria-se um relacionamento e garante que o interesse seja por seus produtos e por sua marca.

Cerca de 70% da decisão de compra do consumidor se dá nos pontos de vendas, dentre as estratégias que estimula essa porcentagem, a comunicação e como sua empresa se posiciona nesse local, auxilia para que essa decisão seja assertiva.

Transmitir organização e conforto para seu público é bem importante, pois como achar determinado produto se ele não está no local indicado? A comunicação tem a função de mostrar seus produtos e sua precificação com clareza.

Além disso tudo, relacionar-se com seu público é ótimo, mas envolver criatividade nessa estratégia torna tudo mais dinâmico e atrativo, pode apostar!


5 Motivos para investir em comunicação visual no PDV

Dentre esses motivos, consideramos de grande importância a comunicação visual nos pontos de venda. Veja as dicas abaixo e saiba como tornar esse local mais atrativo para o consumidor:

1 – Desperta a atenção do consumidor

A comunicação visual é o primeiro passo para “atração” por parte do consumidor com a marca e, em muitos casos, relembrar seu cliente de que ele necessita deste produto.

Um estudo baseado na jornada de compra do cliente aponta que o consumidor sabe qual produto ele precisa mas, 22% se recorda do que necessita comprar apenas nos pontos de vendas, o que pode variar conforme o produto.

Com isso, é importante despertar a atenção do consumidor para a marca, atraindo ele até o seu produto. A melhor forma de instigar essa curiosidade é por meio da imagem, seja com produtos promocionais ou lançamentos. Fazendo com que sua marca esteja presente e visível com ajuda da comunicação visual.

2 – Reforçar a imagem da empresa

Quando a comunicação visual é bem trabalhada pela equipe de marketing, os resultados terão grandes impactos em sua empresa. No PDV, esses impactos aumentam, pois além de possuir um contato direto com seu cliente, pode também proporcionar experiências que reforcem a imagem da empresa.

Fortalecendo sua marca, o ponto de venda pode criar essa relação com seu consumidor, atraindo seu público com a comunicação visual e sendo uma porta de entrada para outros clientes.

3 – Divulgação de novos produtos

A divulgação do lançamento de novos produtos está relacionada ao marketing digital e à mesma estratégia apresentada pessoalmente para seu público. A comunicação visual tem influência na apresentação do lançamento no PDV, não só divulgar mas desempenhar mais resultados sobre a campanha.

4 – Criar relacionamento com seu público

Os pontos de vendas têm uma enorme função de demonstrar sua marca e poder apresentar seu produto, com peso e influência nas conversões de vendas.

O interesse do seu consumidor pelo produto pode ser classificado conforme o contato que a marca proporciona para ele e, assim, oferecer o suporte necessário. Para que isso ocorra, é importante investir em estratégias no PDV da sua marca.

Esse relacionamento pode ser intensificado quando a empresa conta com uma equipe qualificada para demonstração dos produtos, isso influencia diretamente no aumento das vendas e a fidelização à marca. 

5 – Proporcione a melhor experiência para seu consumidor no PDV

Sua empresa pode ter uma equipe preparada e qualificada para atender seu público, colocando a tecnologia em campo. Para auxiliar seus colaboradores nos pontos de vendas, é necessário rapidez e eficiência. Ao treinar ou fornecer uma informação, eles precisam estar preparados.

Por isso, sua empresa deve considerar como será a gestão de trade marketing, que possa, além de treinar, acompanhar, organizar, desenvolver relatórios e conseguir metrificar os resultados.

Pensando nisso, a Take5 desenvolveu ferramentas que conta com um sistema totalmente voltado para seus colaboradores em campo, focado em auxiliá-los por meio de treinamentos rápidos e eficazes na hora da venda, oferecendo seus conteúdos para toda equipe, uma forma de padronizar a distribuição.

Visando a gestão da sua equipe, nosso sistema apresenta o melhor da tecnologia proporcionando o controle que o gestor precisa, podendo ver a localização dos usuários, verificar as horas trabalhadas, acessar o controle das visitas e coleta nos pontos de vendas, além de até ver quais rotas realizadas e sua quilometragem.

Invista em comunicação visual do PDV da sua empresa, pensando nos resultados que sua equipe pode proporcionar para sua empresa. A Take5 pode te ajudar, fale conosco:


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