Gerenciamento de categoria: Quais os desafios durante uma crise?

Gerenciamento de categoria: Quais os desafios durante uma crise?

junho 22, 2020 in Educação Corporativa, Treinamento

As medidas preventivas estabelecidas pelo governo devido ao COVID-19 geraram grande impacto no mercado, afetando a perspectiva do shopper.

Com o isolamento social, houve muitas mudanças dentro dos pontos de vendas, que passaram a atender às necessidades de consumo, priorizando os produtos e serviços essenciais. 

Causando grandes mudanças na gestão de gerenciamento de categorias e nas estratégias de posicionamento das marcas no PDV. O tempo está sendo de muitas adaptações e, mesmo em um ambiente como esse, as medidas têm o objetivo de superar o momento.

Pensando nesses desafios em tempos de crise, preparamos um conteúdo especial. Continue a leitura e confira:  

    • O que é gerenciamento de categoria?
    • Para que serve o GC?
    • Quais são os desafios encontrados a curto e longo prazo? 
    • Como estimular novos conhecimentos?


    O que é gerenciamento de categoria?

    O GC é uma ferramenta de gestão dentro dos pontos de vendas. Se você atua em trade marketing, provavelmente já ouviu falar do gerenciamento de categoria. Esse processo estratégico tem o objetivo oferecer uma boa experiência para o shopper.

    Auxiliando na otimização de gastos e indicando melhores oportunidades dentro do ponto de venda, sua função é proporcionar praticidade na rotina de compra e garantir uma conexão direta com o consumidor.

    O conceito de GC está relacionado a associação ECR – Resposta Eficiente ao Consumidor, ou Efficient Consumer Response em inglês, que tem o propósito de aproximar a indústria e o varejo com eficiência, atendendo às necessidades do shopper.

    Afinal, para que serve o gerenciamento de categoria?

    O GC é a gestão da localização dos produtos dentro dos pontos de vendas. O segredo de um bom gerenciamento de categoria está na parceria do fornecedor com o varejo e como será definido a categoria do seu produto.

    Por isso, trata-se de um trabalho em conjunto de forma contínua para que os resultados sejam mais efetivos. Definindo a classificação correta e um local adequado de acordo com o produto, derivados e segmento. Exemplos: 

    • Higiene: Sabonete, pasta de dente, shampoo;
    • Limpeza: Detergente, amaciante, desinfetante;
    • Bebidas: Leite, suco, refrigerante, água. 

    Entre tantas variedades, definir o local para sua marca pode parecer um processo fácil mas, o gerenciamento por categoria vai além da classificação e organização dos produtos nos pontos de vendas.

    É necessário estabelecer estratégias para uma comunicação atraente, apresentando seu produto de forma adequada a sua categoria, propondo reconhecimento a sua marca. O GC é uma gestão que precisa ser aplicada a qualquer empresa ou setor, independentemente do tamanho.

    Quais os desafios enfrentados pelo COVID-19 no gerenciamento de categoria?

    Nem todas as empresas estavam preparadas para essas mudanças no mercado. Desde o início dessa pandemia estamos lidando com uma crise que vem crescendo ao decorrer do isolamento social.

    Esse crescimento acarretou em uma grande mudança de comportamento do consumidor que passou a buscar sua compra para suprir suas necessidades básicas durante esse período de pandemia. Com isso, registrou-se um aumento das vendas no varejo, o que refletiu positivamente para as categorias essenciais, como: commodities, limpeza e mercearia.

    O novo comportamento do shopper trouxe mudanças para as estratégias nos pontos de vendas, fazendo com que a gestão do gerenciamento de categoria avaliasse a ação do consumidor, visando o planejamento da atual situação.

    Quais medidas sua empresa pode realizar de imediato?

    É importante analisar seu espaço para identificar e certificar-se que sua marca está propondo o essencial conforme as últimas demandas, abrindo espaço e oferecendo seus produtos adequadamente. Sendo necessário:

    • Garantir o abastecimento, para evitar possíveis ruptura;
    • Focar no produto certo dentro dos pontos de vendas;
    • Avaliar seu mix de produtos fornecendo o essencial.

    Como se planejar a longo prazo?

    Evidentemente muitas coisas vão mudar! Conforme tudo for se adequando, é importante que a gestão da sua empresa analise e planeje estratégias para os pontos de vendas, preparando sua equipe para esse novo futuro.

    Pensando nas próximas ações e pontuando o cenário a longo prazo, apontamos algumas medidas:

    • Adequar novas ações para sua empresa priorizando o meio-ambiente, saúde e bem-estar;
    • Analisar a cesta do shopper, decidindo o que será incluído e o que será retirado, conforme a prioridade de consumo;
    • Priorizar o conceito de sustentabilidade na sua empresa e explorar fornecedores que adequam-se ao conceito;
    • Reorganizar o layout do varejo nos pontos de vendas.

    Pensando a longo prazo, muitas coisas precisarão ser analisadas e avaliadas, caso o isolamento social permaneça.

    Temos exemplos de outros países que passaram por essa situação e estão aos poucos se restabelecendo, nos dando a oportunidade de observar quais medidas eles estão tomando e quais são os modelos de negócios utilizados, criando novas tendências e mudanças de hábitos para propor ao shopper um novo ambiente. 

    Como estimular novos conhecimentos?

    O novo desperta conhecimento e nos dá a oportunidade de aprender. Pensando nisso, a Take5 desenvolveu o FlashSales, um sistema totalmente customizado para um aprendizado personalizado.

    Conhecido como mobile learning, trata-se de uma metodologia de ensino que é desenvolvida com conteúdos preparados estrategicamente em pequenos vídeos e tem como objetivo transmitir um ensino rápido e eficiente. Por meio de pílulas de conhecimentos é capaz de disseminar conceitos mais complexos, funções avançadas e mensagens de posicionamentos.

    Focada na distribuição de conteúdo de forma padronizada, informa aos colaboradores a distância e transmite o essencial de forma rápida.

    FlashSales é um aplicativo com uma interface totalmente personalizada à identidade visual da sua marca, com informações do consumidor, oferecendo um painel de controle completo, proporcionando para seus colaboradores mais autonomia na hora da venda!

    Quer saber como integrar FlashSales na sua empresa? Fale com a Take5:


  • About The Author: User

    More posts by