Treinamento de vendas online: 7 erros que você não pode cometer!

Treinamento de vendas online: 7 erros que você não pode cometer!

outubro 22, 2020 in e-Learning, Educação Corporativa, Treinamento

Treinamento de vendas online

Contar com uma equipe que veste a camisa da empresa é a meta de qualquer empresário, independentemente do segmento de mercado. Mas, para conquistar esse objetivo, um fator primordial é investir em uma estratégia de capacitação dos funcionários com qualidade e eficácia.

E, para evitar qualquer passo em falso na hora de colocar esse plano em prática, preparamos este conteúdo com 7 erros que não podem ser cometidos em um treinamento de vendas online, além de destacar a importância de investir nessa tática.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique bem informado!

Por que é importante oferecer um treinamento de vendas estruturado?

Cada estabelecimento oferece uma linha diferenciada de produtos ou serviços e atende diversos perfis de público. Por isso, não basta que os funcionários tenham somente aquele tão sonhado dom natural para vendas. É essencial que eles conheçam a cultura e os produtos/serviços da empresa para que consigam transmitir essa cultura ao público.

Aqui, entra em cena o poder de um bom treinamento de vendas! Por meio dessa ferramenta, é possível observar mudanças altamente positivas, como:

  •         Melhora da performance do time de vendedores;
  •         Maior engajamento e colaboração entre os funcionários;
  •         Aprimoramento das técnicas de comunicação com os clientes.

O resultado são profissionais preparados para fornecer todas as informações sobre os produtos ou serviços que deseja vender, tirar as dúvidas do consumidor e, consequentemente, fechar um volume maior de negócios com mais eficiência, batendo as metas com sucesso.

Quando o treinamento de vendas é online qual é a principal armadilha?

Estamos em um mundo cada vez mais conectado, em que muitas das atividades que antes eram realizadas presencialmente, como reuniões de alinhamento, conferências e treinamentos corporativos, hoje podem acontecer totalmente online.

Porém, para muita gente, essa praticidade ainda indica que o processo digital é mais fácil e não demanda a mesma atenção. É um tipo de engano comum, apesar de grave, já que pode acabar prejudicando o sucesso do treinamento.

É importante compreender que o meio digital chegou para facilitar a comunicação e agilizar procedimentos, mas que isso não elimina a necessidade de um planejamento estruturado para que o processo de capacitação seja bem-sucedido.

Treinamento de vendas online

Quais são os 7 erros mais comuns do treinamento de vendas online?

Agora que já desvendamos a armadilha que pode prejudicar seriamente o seu treinamento de vendas online, vamos listar 7 erros cometidos por muitas empresas para que você possa passar bem longe deles e marcar pontos positivos com a sua equipe.

1 – Não investir nas ferramentas adequadas

Imagine que você fez um planejamento detalhado, escolheu táticas atuais capacitação, reuniu todo o time de vendedores em uma plataforma virtual e, de repente, percebe que o recurso escolhido não funciona. É decepcionante, não é mesmo?

Pois bem, quando falamos em um treinamento de vendas online, a ferramenta escolhida faz toda a diferença. Independentemente do seu objetivo — conferências ao vivo, videoaulas, compartilhamento de materiais complementares de estudo ou atividades avaliativas, é essencial avaliar qual das opções disponíveis no mercado vai melhor atendê-los.

2 – Aprofundar apenas a teoria e deixar a prática de lado

Apresentar as táticas de vendas de forma teórica é sim importante, mas não adianta investir apenas nesse lado da moeda. Os conhecimentos práticos são indispensáveis para que os vendedores possam aplicar as suas habilidades em um contexto real.

Mesmo que o treinamento seja realizado de forma online, é possível investir em exercícios e atividades interativas que possibilitem aos participantes testar o aprendizado de uma forma dinâmica e lúdica — o que, inclusive, contribui com a absorção dos conteúdos. Como por exemplo simular uma venda para um vendedor com mais experiência.

3 – Não realizar um acompanhamento

Mesmo que o treinamento tenha sido aplicado com sucesso, para saber se os resultados foram realmente satisfatórios, é indispensável que os gestores ou responsáveis pelo processo de capacitação acompanhem as equipes e os números que uma boa ferramenta de treinamento lhe proporciona

Essa proximidade garante que os funcionários possam tirar dúvidas mais rapidamente, e também assegura que determinados erros possam ser corrigidos logo no início.

Aqui, é interessante dedicar tempo à realização de reuniões de feedback tanto individuais quanto com o grupo — mesmo que sejam online, para avaliar se o conhecimento foi devidamente absorvido e se as equipes estão evoluindo como esperado. Assim como olhar os dados de quantos funcionários terminaram o treinamento, levantar a média da nota que alcançaram e ter em mãos no momento do feedback ajudam a ilustrar melhor os pontos que serão abordados.

4 – Não incentivar a melhoria contínua

Outro erro muito comum das empresas, lado a lado com a falta de um acompanhamento, é não incentivar a melhoria contínua de seus funcionários. Não basta apenas cobrar resultados, é preciso manter as equipes engajadas para que elas coloquem em prática os tópicos aprofundados no treinamento de vendas.

É preciso ter em mente que, quando os colaboradores não estão motivados e trabalham sem uma perspectiva de crescimento, eles não avançam em suas metas. Dessa forma, a companhia também é afetada e é possível observar uma queda no volume das vendas, na qualidade dos atendimentos ao público e no clima da loja como um todo.

5 – Não levar em consideração o perfil do cliente

De nada adianta ter uma equipe expert no seu produto ou serviço e bem informada sobre as táticas mais eficazes de venda se o treinamento oferecido não abordar também o perfil do público-alvo a ser conquistado.

Ao desconhecer as necessidades e os interesses dos clientes, o processo de vendas se transforma em uma simples tentativa de empurrar de uma mercadoria para um consumidor que, certamente, não tornará a fazer suas compras em um estabelecimento que não o coloca em primeiro lugar.

6 – Não atualizar as estratégias de treinamento utilizadas

A área comercial, de modo geral, é altamente dinâmica. Os interesses dos consumidores mudam, os produtos mudam, e a forma de comercializá-los também — basta observarmos a rápida evolução do e-commerce e o crescimento das empresas que adotaram as ferramentas virtuais para alavancar suas vendas.

A partir dessa observação, podemos dizer que um grande erro dos gestores é não dar atenção às transformações do mercado e às táticas mais recentes em termos de treinamento e capacitação. Essa postura certamente vai prejudicar o andamento dos negócios e fazer com que a concorrência ganhe mais destaque dentro de pouco tempo.

7 – Não documentar os resultados

Por fim, mas não menos importante, é comum vermos que a empresa realiza o treinamento de vendas online mas se esquece de documentar corretamente todos os processos. Aqui, não falamos apenas de um roteiro para a realização do treinamento, mas de todas as etapas que acompanham esse processo.

É essencial que a empresa conheça os problemas atuais da equipe e possa fazer um estudo do cenário pré, durante e pós-treinamento. Dessa forma, é possível identificar os problemas recorrentes, avaliar a necessidade de novos processos de capacitação, além de realizar um acompanhamento mais consistente da evolução das equipes.

Como evitar esses erros?

Agora que você já conhece os principais erros cometidos pelas empresas ao investir em um treinamento de vendas online, vamos listar algumas dicas de como driblar esse desafio e fazer com esse processo seja mais eficaz:

  •         Aposte em um conteúdo robusto e atualizado com as demandas do mercado;
  •         Certifique-se de que a abordagem escolhida é acessível ao seu time de vendedores;
  •         Escolha uma plataforma online que permita o compartilhamento de materiais de estudo em diferentes formatos e a interação dos participantes;
  •         Prepare-se para lidar com dúvidas e falhas ao longo do caminho para que os participantes se mantenham motivados.

Encontre uma plataforma que possui todos os relatórios dos treinamentos concluídos  disponibilizados em tempo real.

E na hora de planejar o seu treinamento de vendas online, você pode contar com o suporte especializado da Take 5.

Temos a solução ideal para atender às necessidades da sua empresa com tecnologia e muita eficiência. Entre em contato e saiba mais!

 


 

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