Equipe de campo: saiba como treiná-la e colocá-la para jogo

4 minutos de leitura
Array
equipe de campo

A prática de oferecer cursos e treinamentos vem crescendo ano a ano. Estudo do LinkedIn mostra que, em 2021, a taxa de procura por profissionais de T&D (Treinamento & Desenvolvimento) já havia crescido 94% em comparação ao ano anterior. E os investimentos nessa área continuam evoluindo, afinal, as empresas já perceberam que, com um time mais treinado, a chance de fazer gol é muito maior.

Mas e como ficam os profissionais que atuam em campo? Quem acha que eles ficam no banco de reservas na hora de se especializar se enganou. Eles estão mais pra jogo do que nunca, pois é a equipe de campo que geralmente marca o gol, faz a divulgação, realiza vendas, visita clientes e fecha negócios.

Conheça os times de campo

Equipe de campo é aquela que está na área e não recua, eles estão literalmente na cara do gol e sempre prontos a fazer acontecer.

Podemos considerar como equipe de campo os profissionais que atuam de forma externa, atendendo demandas, solucionando chamados, efetuando divulgações, fechando vendas e prestando serviços, entre outras funções.

Entre os principais profissionais de campo, podemos mencionar:

  • promotores de vendas, que atuam em pontos de venda como supermercados, farmácias, lojas e outros;
  • vendedores externos, que realizam vendas de porta a porta ou diretamente visitando clientes;
  • equipes de manutenção que efetuam reparos e consertos em locais públicos ou no estabelecimento do cliente;
  • profissionais de pesquisa que atuam com abordagem direta para colher informações.

Esses são alguns exemplos, mas podemos considerar equipe de campo todos os profissionais que atuam fora do escritório. Esses profissionais são essenciais para trazer dados externos para a empresa e podem ser utilizados como fonte de pesquisa.

Muitas vezes eles são o principal (ou até mesmo o único) ponto de contato com o cliente. Por isso, é fundamental que esses jogadores estejam sempre treinados e capacitados para solucionar dúvidas, fechar negócios e responder pela empresa.

Faça o aquecimento dos profissionais que atuam em campo

Antes de oferecer treinamento para sua equipe de campo, é preciso entender o perfil desses profissionais, que na maioria das vezes é distinto do profissional de escritório, começando pelos horários de trabalho, entre outros aspectos.

Para traçar um plano de T&D para esses colaboradores, nada melhor do que analisar através de pesquisas e conversas com esse público-alvo. A partir disso você terá respostas para perguntas como:

  • Qual o melhor formato de treinamento para esse público?
  • Qual sua disponibilidade?
  • Quais temas têm relevância para a equipe de campo?
  • Quais suas motivações e expectativas?

Lembre-se sempre também de dar feedback para esses profissionais. Faça-os se sentirem parte das decisões e das iniciativas da empresa, não criando barreiras físicas e distinção entre colaboradores internos e externos. Assim, você terá uma equipe mais engajada e próxima, capaz de compreender os objetivos da empresa e contribuir de forma mais assertiva através das informações externas.  

Dê início ao jogo

Entendendo as expectativas e fatores relevantes para o público que fará os treinamentos, chegou a hora de definir em qual formato serão oferecidos. Um plano de treinamento corporativo vai te ajudar no planejamento.

Com tanta tecnologia disponível através de plataformas e sistemas de ensino, para garantir maior aderência aos treinamentos, opte por plataformas que permitem o acesso virtual, nas quais o aluno pode acessar quando e como quiser, facilitando o processo de ensino.

Além de eliminar a barreira física do deslocamento (pois as equipes de campo geralmente atuam em locais distintos), que pode impedir o comparecimento ou gerar atrasos em cursos presenciais, os treinamentos on-line geram economia para a empresa, evitando gastos com estrutura física, professores e material impresso, entre outros fatores.

Para garantir efetividade nos treinamentos a distância para as equipes de campo, é preciso estar atento a alguns pontos:

  • Certifique-se que sua equipe possui equipamento (celular, tablet ou notebook) com boa velocidade de internet, para que as aulas não sejam interrompidas;
  • Garanta o acompanhamento da evolução do aluno através de indicadores;
  • Ofereça suporte para os colaboradores que apresentarem dúvidas;
  • Conte com uma plataforma de ensino amigável e intuitiva, eliminando problemas de acesso e desistência.

Quer marcar gols e vencer a concorrência? Conte com o time da Take 5, empresa com mais de 25 anos de experiência em treinamentos corporativos.

Saiba mais e fique por dentro acessando https://www.take5.com.br/blog/

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram