Conheça 6 sinais que indicam que a sua empresa precisa de um LMS!

6 minutos de leitura
Array

 

Para garantir um potencial competitivo e lidar com os desafios mais atuais, é essencial que as empresas se mantenham em dia com as principais tendências tecnológicas.

Essa dinâmica também se aplica quando falamos sobre os processos de capacitação. Afinal, com tantas informações circulando simultaneamente, e o acesso a diversos aplicativos e dispositivos, como despertar o interesse do seu público, garantindo um engajamento genuíno e a retenção do conteúdo?

Nesse contexto, o LMS entra em cena para auxiliar o RH a desenvolver e aplicar treinamentos mais eficazes e com resultados muito mais satisfatórios.

Para que você fique por dentro dessa tecnologia, preparamos este artigo para explicar o que é LMS, suas vantagens e possibilidades de aplicação, além de listar alguns motivos para que a sua empresa invista neste recurso.

Continue a leitura para saber mais!

O que é LMS?

LMS é a sigla que representa o termo inglês Learning Management System ou, em português, Sistema de Gestão de Aprendizagem. Aqui no Brasil, essa tecnologia também é chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e é parte integrante da rotina dos alunos de EAD.

Logo, podemos definir o LMS como uma plataforma de ensino online que oferece uma ampla gama de recursos e funcionalidades para que os usuários possam interagir com diferentes formatos de conteúdo educacional.

Dessa forma, é possível planejar e gerenciar diversas atividades, como:

  • Comunicação rápida e assertiva com todos os niveis da empresa;
  • Criação de conteúdos didáticos;
  • Estruturação de cursos e treinamentos;
  • Compartilhamento de textos complementares, apostilas, apresentações, áudios e vídeos;
  • Exercícios de avaliação e ações gamificadas;
  • Cadastro e inscrição nos cursos;
  • Acompanhamento do desempenho desses usuários;
  • Fóruns e chats para trocar mensagens e tirar dúvidas;
  • Certificações e reconhecimentos;
  • Treinamentos ao vivo à distância através de webinar e lives sessions.

Ao escolher a plataforma mais adequada às necessidades de suas empresas, gestores e RH têm à disposição uma ferramenta poderosa para capacitar os colaboradores, desenvolvendo habilidades estratégicas de forma prática, moderna e muito eficiente.

Por que é importante investir em um sistema LMS?

Contar com colaboradores altamente capacitados é uma estratégia-chave para qualquer empresa que deseja crescer em seu segmento, fidelizando clientes e se destacando da concorrência.

Nesse aspecto, os treinamentos garantem que as equipes se mantenham constantemente atualizadas, desenvolvam novas competências e se sintam motivadas, o que também traz ganhos significativos ao clima organizacional.

Com o uso do LMS, esse processo de capacitação pode se tornar ainda mais eficaz ao proporcionar uma experiência educacional imersiva e — por que não? — mais divertida. Como resultado, é possível observar o aumento da participação ativa e dos índices de engajamento, o que só reforça a importância crescente dessa tecnologia no meio empresarial.

Quais os benefícios de um LMS para os negócios?

Com a implantação de um sistema LMS, colaboradores e organização saem ganhando. E neste tópico, vamos apresentar algumas vantagens que certamente vão convencê-lo a adotar uma plataforma de EAD para os processos de capacitação da sua empresa.

1 - Mais flexibilidade para estudar e realizar os exercícios propostos

Esse é um dos grandes benefícios proporcionados pela modalidade EAD. Uma vez que os conteúdos estão todos disponíveis na plataforma, cada colaborador pode organizar a rotina de estudos de acordo com a sua disponibilidade de dias e horários — basta estar atento às datas de entrega das tarefas avaliativas.

Além disso, se o LMS for desenvolvido com um design responsivo, o usuário poderá acessá-lo de onde estiver, por meio de diferentes dispositivos (computadores, tablets e smartphones). Alguns recursos, inclusive, podem ser acessados em modo offline, trazendo ainda mais facilidade e estimulando a participação de todos.

2 - Excelente custo-benefício

A realização de um treinamento, por mais simples que seja, sempre representa um gasto para a empresa. Além de pensar em datas que não comprometam o cronograma da empresa, é preciso avaliar questões como o deslocamento dos palestrantes, fornecimento de coffee break e de materiais como pastas, canetas e apostilas, e, em alguns casos, a locação de equipamentos e de um espaço de eventos.

O uso de uma plataforma EAD elimina as preocupações logísticas e diversos custos, permitindo que os responsáveis pelo treinamento possam focar plenamente na qualidade do conteúdo.

3 - Melhoria no relacionamento com as equipes

Quando uma empresa investe nas habilidades de seus times, estes sentem que seu potencial é reconhecido e, consequentemente, apresentam retornos positivos, ampliando seus níveis de interesse e participação ativa nas atividades.

E com o suporte de uma plataforma LMS, é possível mensurar os reais níveis de envolvimento de cada indivíduo, além de avaliar os pontos que cada funcionário precisa desenvolver para se engajar na cultura organizacional.

LMS - 5 dicas valiosas para implementar com sucesso

6 sinais de que sua empresa precisa de um LMS

Após conhecer esses benefícios, você ainda tem dúvidas de que investir em tecnologias de LMS é uma boa estratégia para seus negócios? Então fique atento, pois neste tópico vamos apresentar 6 sinais de que está mais do que na hora de levar a sua companhia para o futuro!

1 - Você sente que seus treinamentos não são estruturados

Durante os processos de capacitação, é muito comum que os colaboradores participem de um ou mais seminários totalmente teóricos ou apenas recebam materiais diversos, como textos, vídeos e apresentações, mas não tenham um acompanhamento de seus estudos ou uma avaliação de desempenho.

Essa sensação de desordem é refletida para as equipes e acaba fazendo com que os treinamentos não conquistem o resultado esperado.

2 - Seus funcionários não estão participando dos treinamentos

A falta de adesão a cursos, workshops e seminários também é um desafio bastante comum em muitas empresas e é causado por uma série de fatores, como falta de acompanhamento, falta de infraestrutura ou ausência de recursos que despertem o interesse dos colaboradores.

O resultado é a crescente falta de engajamento e, consequentemente, uma queda nas entregas e resultados.

3 - Você não consegue monitorar os treinamentos

A ausência de ferramentas e métricas para medir o desempenho dos treinamentos faz com que os gestores desconheçam questões importantes, como: os assuntos que devem ser reforçados, a linguagem adequada para o conteúdo, ou mesmo as dúvidas mais simples de seus colaboradores.

A longo prazo, esse cenário acaba afastando as equipes de seus líderes, gerando falhas graves de processos e no sistema de feedbacks.

4 - Os custos são altos e os resultados são poucos

Como já apontamos em um tópico anterior, investir em treinamentos tradicionais pode ter custos bastante elevados para as empresas, além de exigir um esforço logístico bastante desgastante.

Com o tempo, e a necessidade de reduzir os gastos, os processos de capacitação acabam perdendo em qualidade, deixando de gerar os retornos esperados.

5 - Suas equipes realizam trabalhos remotos ou em campo

Para empresas que trabalham diretamente com representantes de vendas, por exemplo, reunir todos os profissionais para realizar um treinamento é um grande desafio logístico e financeiro.

Sem o auxílio de recursos eficientes, essa iniciativa acaba gerando um combo dos prejuízos que apresentamos nos motivos anteriores.

6 - Os treinamentos precisam seguir os padrões exigidos pelo segmento

Setores como saúde e indústria têm sérios regulamentos de segurança ocupacional que precisam ser seguidos obrigatoriamente para que o treinamento aconteça.

Apesar de necessárias, essas normas acabam dificultando a realização dos processos de capacitação, prejudicando tanto as empresas quanto os trabalhadores.

Qualquer uma das situações que apresentamos acima poderia ser solucionada com as tecnologias mais adequadas a cada caso.

Então, depois de saber o que é LMS e como ele pode fazer a diferença nos treinamentos, que tal investir nessa ferramenta para seus negócios? Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para educação corporativa!


 

 

Últimos artigos

Mais

Newsletter

Sua dose de comunicação corporativa no seu e-mail!

Nossa newsletter cobre assuntos imperdíveis do mundo do treinamento, engajamento, dicas e novidades do setor.
Assine nossa newsletter!
Acompanhe novidades do mercado de treinamentos, trademarketing e assuntos relacionados.
© Copyright - Grupo Take 5 - Todos os Direitos Reservados
map-marker linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram