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Por que os sistemas online de aprendizagem usam símbolos de reconhecimento?

24/09/2019

Muitas corporações vêm utilizando recursos online de aprendizagem para motivar equipes e mantê-las engajadas. Uma das técnicas que vêm provando sua eficiência é a gamificação, que consiste em usar jogos para atrair as pessoas ao treinamento corporativo.

O mais interessante nessa metodologia é o uso de símbolos de reconhecimento, como troféus, medalhas e emblemas, que, conforme especialistas, aumentam o engajamento dos usuários.

Segundo o professor de Gamificação da Universidade de Tempere (Finlândia), Juho Hamari, em seu artigo “Os distintivos aumentam a atividade dos usuários? Uma experiência de campo sobre os efeitos da gamificação”, o uso desses símbolos aumenta a probabilidade de um usuário navegar em um site de maneira mais assertiva.

Veja, neste artigo, por que isso acontece e como aproveitar essa forma de aprendizagem online para melhorar o desempenho dos seus colaboradores.

 

Razões para oferecer símbolos de reconhecimento

Símbolos como emblemas, troféus e desbloqueio de conquistas (que é uma das formas de “passar de fase” nos jogos) funcionam como gatilhos para o desenvolvimento profissional. Entenda por quê.

Realizações ancoram expectativas

Ancoragem é quando alguém usa um número alto ou baixo como referência, uma meta a ser batida. Conquistas altas indicam para o jogador um patamar alcançável; sem isso, ele não tem condições de saber o que esperar e até onde chegar.

Ter objetivos aumenta a confiança

Ao conquistar símbolos e desbloquear etapas, o jogador passa a ficar mais confiante e estabelece objetivos a serem alcançados. Ele começa a acreditar na sua capacidade de superar desafios.

Conquistas trazem satisfação pessoal

Concluir metas leva à satisfação pessoal, o que faz com que a pessoa tenha mais vontade de seguir adiante e buscar desafios na vida real que a façam obter a mesma recompensa.

Estabelecer metas gera comprometimento

Quando o jogador sabe exatamente o que deve atingir para ser recompensado (por exemplo, encontrar 10 objetos escondidos ou matar 100 monstros), se compromete com o resultado. É muito mais palpável do que simplesmente jogar sem saber aonde isso vai levá-lo. Na vida real, ele entende a importância de definir metas concretas.

Feedbacks facilitam o fluxo psicológico

Quando fornecem feedbacks sobre o desempenho do jogador, os games facilitam o fluxo psicológico, estado mental caracterizado pelo envolvimento com uma atividade que exige igualmente esforço e capacidade. Obter feedbacks sobre tarefas, e ainda por cima positivos, é motivador.

Conquistas desencadeiam prova social

Prova social é quando alguém atesta algo. Ela é tão poderosa que vem sendo utilizada no marketing como forma de convencer as pessoas de que algo tem qualidade e deve ser experimentado. Quando vemos que todos estão completando um sistema de conquistas, acreditamos que é possível e que todos devem fazer o mesmo.

Realizações desencadeiam comparações motivadoras

Quando alguém precisa saber se o seu desempenho é satisfatório e não tem feedbacks dos superiores, geralmente faz comparações entre si e seus colegas. Esse tipo de situação faz com que as pessoas passem, às vezes, a se exigir mais. É o que acontece quando vemos um ranking no jogo. Queremos sempre superá-lo.

 

Como usar gamificação e símbolos de reconhecimento

Muitos gestores imaginam que a gamificação é muito complexa, mas, na verdade, é uma técnica simples. Basta ter um planejamento dos objetivos a serem alcançados e como atingi-los, além de bons desenvolvedores de jogos.

Os jogos podem ser desenvolvidos para: criação (estimula-se a criatividade); ponto de partida (a partir de um problema, o jogador deve buscar soluções); simulação (exige-se a tomada de decisão sobre situações que podem virar reais); pesquisa (a pessoa deve pesquisar algo e registrar o que aprendeu).

Para aplicar essa forma de aprendizagem, a empresa deve:

  • • criar uma competição, fornecendo recompensas a cada conquista no jogo;
  • • divulgar resultados e esforços para valorizar os jogadores/colaboradores perante os colegas;
  • • incentivar a colaboração com jogos de dupla ou em grupo;
  • • inserir elementos lúdicos na disputa para deixá-la mais interessante;
  • • utilizar a tecnologia para tornar a experiência mais complexa e divertida.

 

Como você viu, as recompensas na gamificação são fundamentais para obter engajamento ao sistema online de aprendizagem. Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais motivados e apresentarão melhores resultados práticos, em comparação aos sistemas de formação tradicionais.

Quer conhecer mais razões para sua empresa investir em treinamento? Leia nosso artigo sobre o assunto e comece já.