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Treinamentos em vendas podem trazer resultados reais para uma empresa. Saiba como!

31/10/2019

Você já parou para pensar que os vendedores de uma empresa podem ser considerados o elo entre a companhia e os clientes? São eles que estão na linha de frente da organização, que mantêm relacionamento com quem adquire os produtos ou os serviços de uma marca e têm a responsabilidade de fidelizar o consumidor para que continue preferindo uma empresa à outra.

Apesar de esse parecer ser um fluxo simples de ser seguido, ele precisa ser efetivo, de modo que a área de vendas ofereça resultados reais para a organização continuar crescendo. E é nesse contexto que entram os treinamentos para a área de vendas, um investimento para capacitar os profissionais do time a saberem como fazer mais negócios para a empresa.

Confira dicas de como transformar os treinamentos de vendas em resultados reais para uma empresa. Acompanhe.

 

Investir em treinamento é preciso!

Uma área de vendas bem estruturada e capacitada irá fazer, naturalmente, com que a empresa venda mais e supere as metas comerciais em menos tempo. Ao investir em horas de treinamentos para os colaboradores, a companhia irá ganhar não apenas com o aumento da sua receita, mas também por poder contar com profissionais capacitados tecnicamente e motivados a fazer o melhor no dia a dia.

 

Avaliação inicial

Depois de conhecer os argumentos gerais para investir em treinamentos de vendas, é preciso analisar as características da equipe, diagnosticando as necessidades dos profissionais, do processo de vendas e os indicadores de resultado.

Essa avaliação irá possibilitar uma base de informações importantes sobre as particularidades do negócio e da área de vendas, identificando os pontos fortes e fracos da equipe, que serão valiosos para o momento em que for preciso definir os temas e o conteúdo que serão abordados nos treinamentos.

Ao avaliar os resultados individuais dos gerentes e dos vendedores, por exemplo, se forem identificados resultados muito diferentes, isso pode ser um sinal de que no time há oportunidades de aumento de produtividade.

 

Decida os objetivos e os temas do treinamento

Os treinamentos para a área de vendas devem ter como objetivos a transmissão de conteúdo para gerar conhecimento, o desenvolvimento de habilidades e até uma mudança de atitude. Nesse momento, serão utilizados os resultados da avaliação inicial feita com a equipe, que serão úteis para estabelecer as prioridades de treinamentos com base nas competências, habilidades e necessidades dos profissionais e do time.

Se foi identificado que a área está com conversão baixa de atendimento em vendas, um treinamento de técnicas de vendas pode ser a melhor opção para aprimorar as habilidades dos profissionais. Vale lembrar que colaboradores que já dominam uma habilidade ou competência também podem se atualizar e participar dos treinamentos.

 

Qual será a duração do treinamento? E quem irá realizá-lo?

O tempo que a sua equipe de vendas precisará dispor para participar da capacitação irá depender das competências e habilidades que deverão ser treinadas, conforme constatado pelo diagnóstico feito na área.

Se os profissionais estiverem bem alinhados e necessitarem de conhecimentos pontuais para melhorar os resultados, um treinamento de uma tarde ou de um dia pode ser o suficiente. Mas se o conteúdo a ser transmitido for extenso para atender às melhorias que o time precisa para evoluir em sua performance, uma série de aulas, palestras ou até mesmo um treinamento durante um fim de semana fora da empresa pode ser a solução.

O melhor instrutor deverá ser aquele que tenha a experiência necessária para transmitir conhecimento aos profissionais e adaptar as informações ao contexto de cada negócio. O palestrante poderá ser um líder de vendas que atue na própria empresa e já conheça as particularidades do negócio ou mesmo um convidado externo.

Um treinamento online ou por vídeo, por exemplo, também pode diminuir os problemas de disposição de tempo e espaço. É uma opção mais viável para equipes grandes, que podem estar espalhadas por vários escritórios e filiais, além de auxiliar, especificamente, a qualificação de setores de vendas, uma vez que, com a rotina de reuniões e viagens externas, vídeos curtos e as chamadas pílulas de conhecimento têm uma absorção mais rápida e versátil.

 

Avalie os resultados

O treinamento foi realizado, a equipe absorveu o conteúdo transmitido e se mostra mais motivada para atingir as metas. As vendas começam a aumentar, gradativamente. A avaliação dos resultados e da atuação da equipe deve ser contínua, ou seja, uma prática que fará parte da rotina da companhia. Por mais que os resultados positivos estejam surgindo, é preciso estar atento para perceber variações e saber agir de maneira efetiva para resgatar as qualidades e capacidades da equipe.

 

Conte com a Take 5 para desenvolver seus treinamentos!